Verstappen é o novo demolidor de recordes da F1 – Terra
Max Verstappen está em uma sequência incrível na F1. O neerlandês venceu o GP da Itália e se tornou o novo recordista de triunfos na categoria, com 10 vitórias, ultrapassando Sebastian Vettel que tinha feito uma sequência de 9 em 2013. Mas Verstappen já tem outros recordes na categoria.
Max é o piloto mais jovem a estrear na F1, com 17 anos, 5 meses e 15 dias. No GP da Espanha de 2016, tornou-se o vencedor mais jovem a conquistar uma vitória em um pódio, com 18 anos, 7 meses e 15 dias. Em 2021, bateu o recorde de pódios em uma mesma temporada, com 18. Em 2022, conquistou 15 vitórias e 454 pontos, dois recordes em uma mesma temporada.
Não podemos esquecer que tem apenas 25 anos (irá completar 26 no dia 30 de setembro) e é um forte candidato a chegar a bater recorde de vitórias, poles, pódios e títulos. Entretanto, isso ainda é para outras temporadas. Existem recorde que estão próximos e que pareciam muito difíceis de serem batidos, mas o até aqui bicampeão está tornando possível.
Em 2002, Michael Schumacher chegou no pódio em todas as 17 corridas da temporada: foram 11 vitórias, cinco vezes em 2° lugar e uma vez em 3° lugar. Se Max Verstappen chegar ao pódio em todas as 23 corridas da temporada, irá igualar o recorde de 100%. Mas por 12 vitórias e dois 2° lugares, pode bater outro recorde de Schumacher logo no GP de Singapura: neste domingo, o de mais corridas consecutivas no top 2, atualmente os dois estão empatados com 15.
E esses 15 pódios consecutivos podem ajudar a bater mais um recorde: se chegar ao pódio nas cinco próximas etapas, ultrapassará outra marca do alemão, que tem 19 pódios entre o GP dos Estados Unidos de 2001 e o GP do Japão de 2002.
Por fim, Max Verstappen com um carro dominante se mostra imbatível. A união perfeita entre homem e máquina, não dando chance para os adversários mesmo em condições adversas como no GP da Holanda, quando choveu e houve bandeira vermelha. É possível que se nos próximos anos nada mudar, o neerlandês irá acabar se consolidando em outras estatísticas. Mas a pergunta que fica é: quem vai parar Max Verstappen?
.
+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!