TRE-BA alcança índice de excelência em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Judiciário – Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

Pelo segundo ano consecutivo, o Regional obteve nível de excelência em governança. Anualmente, CNJ aplica questionário para diagnosticar cumprimento de diretrizes pelos Tribunais do país
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pela segunda vez consecutiva, alcançou o nível de excelência no questionário iGovTIC-Jud – Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário – aplicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). no ano de 2022. O levantamento contou com a participação de 93 Órgãos classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade ‘baixo’, ‘satisfatório’, ‘aprimorado’ e ‘excelência’. Dentre os 93 Conselhos e Tribunais, 37 Órgãos alcançaram o nível de ‘excelência’, 49 o nível ‘aprimorado’ e 7 o nível ‘satisfatório’.
A ação integra o novo ciclo da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário que estabelece as diretrizes para o período 2021 a 2026, e tem como meta fomentar a melhoria contínua da área de TIC. O resultado do iGovTIC-Jud também é considerado como pontuação para o ‘Prêmio CNJ de Qualidade’, iniciativa que reconhece o trabalho dos Tribunais nos encontros nacionais do Judiciário.
Ainda de acordo com o ranking, no item ‘Transformação Digital’ o TRE-BA alcançou 94,25 e obteve nota máxima nos quesitos ‘Estruturas Organizacionais e Macroprocessos’; ‘Políticas e Planejamento’; ‘Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados’ e ‘Sistemas de Informação’.
O TRE da Bahia atingiu a pontuação de 87,68 no questionário do CNJ. Para André Cavalcante, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Regional baiano, a pontuação “demonstra a continuidade das ações e o compromisso da equipe de TI com o aprimoramento dos índices de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Tribunal”.
A partir dos resultados coletados foi mensurado o grau de maturidade alcançado por cada Tribunal e publicado o Painel que apresenta a situação de cada Órgão. Este diagnóstico é realizado pelo CNJ desde 2016. A partir do ano de 2021, foram acrescentados novos requisitos com novos critérios de avaliação, nova metodologia de cálculo e novas perguntas. Segurança e proteção de dados, governança de TIC, transformação digital e inteligência artificial foram algumas variáveis incluídas no questionário. A mudança exigiu adequação por parte dos Tribunais.

Evolução do desempenho do TRE-BA no GovTIC-Jud nos últimos anos

Notas obtidas:
2018 –> 0,76
2019 –> 0,80
2020 –> 0,80
2021 –> 0,81
2022 –> 0,87

 
 
Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira – 13h às 18h; Sexta-feira – 8h às 13h
Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira – 8h às 18h
Consulte outras unidades
protegido por reCAPTCHA ( PrivacidadeTermos )
carregando conteúdo…
O Portal do TRE-BA coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossos Termos de uso e Política de  privacidade .

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com