Trabalho do CEREST Jundiaí é premiado em congresso de saúde

Jundiaí recebeu, na última sexta-feira (11), o Prêmio David Capistrano durante o encerramento do 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP). O evento, considerado um dos maiores de saúde pública do País, foi realizado em Santos.

O trabalho “Criação de Ferramentas para afastar as mãos de metalúrgicos da área de corte de serras fitas”, desenvolvido pelo Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST), foi uma das 15 experiências reconhecidas na 14ª edição do prêmio pelo seu caráter transformador e pelo impacto significativo.
De autoria do engenheiro do trabalho André Mestriner, coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e da fonoaudióloga Mariana Freire Oliviera Martin da Silva, autoridade sanitária, o projeto propôs a adaptação do processo de trabalho em uma metalúrgica do Município com registro de acidentes em serras de fita.

O CEREST acompanhou a confecção da 1ª ferramenta para manter as mãos do trabalhador fora da zona de risco de corte da máquina e, após a implementação, constatou que não houve mais registro de acidentes com o equipamento na empresa. A iniciativa também refletiu na redução dos custos em saúde gerados à empresa e ao SUS devido ao tratamento e afastamento de trabalhadores por acidente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com