Tecnologia na saúde melhora serviços e traz mais qualidade à vida do paciente – JC Online

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Saúde digital será um dos temas presentes na HospitalMed, uma das principais feiras de negócios do segmento médico do Norte/Nordeste, que acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco
As empresas de saúde precisam se aperfeiçoar constantemente para seguirem sendo referência no mercado. Por isso, as tecnologias na área da medicina são cada vez mais integrativas e assertivas, buscando não só apresentar soluções para os gestores, como também humanizar, cada vez mais, o cuidado com a saúde do paciente.

Dessa forma, a saúde digital será um dos temas presentes na HospitalMed, uma das principais feiras de negócios do segmento médico do Norte/Nordeste, que acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A feira de negócios do setor médico e hospitalar é realizada pela InsightFeiras e Negócios e reunirá mais de 270 expositores e 400 marcas. Uma das empresas que apresenta sistemas de gestão e controle de dados a serviço da qualidade de vida do paciente será a NOXTEC.
A empresa pernambucana tem um portfólio que atende desde hospitais, operadoras de planos de saúde, redes públicas de saúde e clínicas, até tecnologias em telemedicina, prontuário eletrônico, barramento de serviços e interoperabilidade, dentre outras soluções.

“O principal objetivo desses programas é diminuir o risco de erros ou perda de informações dos pacientes. Por exemplo: se um médico faz o prontuário em um papel, dificilmente ele será localizado novamente para um próximo atendimento ou outro profissional pode não conseguir identificar corretamente o que está escrito. Com o prontuário digital, o paciente tem todas as suas informações reunidas em um só lugar e podendo ser acessadas em qualquer serviço de saúde a que ele recorra”, explica o diretor comercial da NOXTEC, Thiago Uchôa.

Ele lista ainda outras vantagens do prontuário, a exemplo do disparo de alertas de hiperdosagem de remédios e da geração de relatórios e de indicadores. Todas essas ferramentas permitem que o gestor seja mais preciso em políticas de segurança para o paciente e também para o profissional.

O sistema permite ainda o desenvolvimento de políticas de saúde para determinados grupos, facilitando a criação de protocolos de atendimento para pacientes que se encaixam em critérios de elegibilidade. Assim, é possível montar um plano de acompanhamento com consultas, exames e procedimentos preventivos para um paciente com diabetes, por exemplo, para que não se torne um problema crônico.
O diretor comercial conta que um dos maiores ganhos do paciente com o sistema é a autonomia que ele adquire sobre seu próprio bem-estar.

Divulgação/ Noxtec TI Saúde
Thiago Uchôa aponta que um dos maiores ganhos do paciente com o sistema é a autonomia que ele adquire sobre seu próprio bem-estar – Divulgação/ Noxtec TI Saúde

“O paciente tem acesso a todo seu histórico médico e pode adicionar informações dos últimos exames feitos, sem depender do médico ou hospital para isso. O sistema também envia notificações com dicas de saúde e lembrete de reconsulta. Isso faz com que a pessoa se sinta mais motivada a cuidar da própria saúde”, salienta.

Além do prontuário eletrônico, a NOXTEC também apresentará a Cloud Computer (hospedagem em nuvem), a ferramenta de interoperabilidade e a plataforma de demand center, Concierge Digital, na HospitalMed.
A hospedagem em nuvem permite a ampliação do armazenamento de dados do paciente sem a necessidade de investimento em equipamentos para um grande parque de servidores, que ocupam um espaço físico nem sempre disponível na unidade de saúde. “É uma alternativa segura para quem quer escalabilidade e que pode ser adquirida de forma gradual”, diz Thiago.

Com a ferramenta de interoperabilidade, é possível acessar todos os dados do paciente, mesmo que ela tenha informações em diferentes hospitais, com plataformas de gestão distintas. Já o Concierge Digital é um chatbot que opera via WhatsApp, oferecendo um hall de serviços para o paciente.
“Sabemos que 80% das solicitações são feitas para atendimentos não assistenciais, como mudar a temperatura do ar-condicionado ou trocar o canal da TV, o que toma tempo dos enfermeiros, por exemplo. Quando o cliente seleciona o serviço pelo WhatsApp, o profissional correto para resolver o problema é solicitado e isso aumenta o índice de satisfação do cliente naquela instituição”, conta.

Divulgação HospitalMed/Lumus

A 10ª edição da mais completa feira de negócios do setor médico e hospitalar do Norte e Nordeste funcionará sempre das 14h às 20h – Divulgação HospitalMed/Lumus
Divulgação/HospitalMed

Ao longo dos seus 10 anos de realização, a HospitalMed tem se mostrado como principal vitrine e espaço de conexão do Norte e Nordeste – Divulgação/HospitalMed
DIVULGAÇÃO

CENTRO DE CONVENÇÕES Maior feira do setor médico do Norte e Nordeste aporta no Recife – DIVULGAÇÃO

Em sua 10ª edição, a HospitalMed (HM)acontecerá de 19 a 21 de outubro, das 14h às 20h, no Centro de Convenções de Pernambuco. A feira, de negócios do setor médico e hospitalar é realizada pela InsightFeiras e Negócios e contará com a presença de mais de 270 expositores e 400 marcas, tendo a expectativa de receber público circulante superior a 20 mil pessoas.


Profissionais da área de saúde podem se inscrever gratuitamente por meio do site hospitalmed.com.br.

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