Secretaria de Segurança Pública de São Paulo reafirma Santana de Parnaíba como a mais segura do Estado

De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Santana de Parnaíba é a cidade mais segura do Estado de SP entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, e ainda apresentou uma redução expressiva em vários indicadores criminais.
Comparando os períodos de janeiro de 2024 e janeiro de 2025, o município registrou queda de 100% nos crimes de estupro, homicídio culposo em acidente de trânsito e lesão corporal culposa. Também houve uma redução de 60% nos casos de estupro de vulnerável, 50% em lesão corporal culposa por acidente de trânsito, 15,38% em roubos e 5,33% em furtos, além de não haver registros de latrocínio, homicídio doloso e homicídio culposo.
Esses resultados são frutos das ações implementadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), como as operações Impacto e Cidade Segura, que realizam bloqueios em pontos estratégicos da cidade para prevenir ações criminosas. Durante as ações, são procuradas pessoas com pendências na justiça, além de ocorrências de posse de drogas, armas ilegais e veículos furtados ou roubados. Outro fator importante no combate à criminalidade são as rondas preventivas realizadas pelas inspetorias operacionais.
Além das operações realizadas nas ruas, a segurança pública de Santana de Parnaíba faz reuniões regulares entre os membros da GCM, visando definir novas metas e estratégias para reduzir os delitos. Uma das prioridades para este ano é intensificar os bloqueios nas entradas dos bairros, especialmente nas divisas com cidades vizinhas e ampliar o sistema de monitoramento por vídeo, com foco na integração das câmeras públicas e privadas.
A permanência de Santana de Parnaíba como a cidade com os menores indicadores criminais se deve às políticas públicas adotadas pela prefeitura ao longo dos últimos 11 anos, como o treinamento contínuo da GCM, a aquisição de armas e equipamentos, a renovação da frota de viaturas, a implantação de iluminação de LED em todo o município, a criação da Delegacia de Defesa da Mulher e do Espaço de Proteção e Amparo para as Mulheres, além da implementação da Patrulha Guardiã Maria da Penha.