Secretaria da Educação de Franco discute primeira jornada da gestão escolar para 2025
Na última quinta-feira (23), gestores da Secretaria da Educação municipal se reuniram para apresentar a jornada do ano letivo de 2025 e discutir projetos a longo prazo. Durante sua apresentação, o secretário da pasta, Eduardo Reis, enfatizou a importância de um olhar esperançoso para a evolução do setor educacional, destacando seu desejo de, junto aos profissionais da área, garantir de forma concreta e funcional os direitos estudantis de cada criança e jovem franco-rochense.
Na abertura oficial da reunião, alunos das EMEBs Arnaldo Guassieri e Donald Savazoni, por meio do Programa Escola Aberta, realizaram uma apresentação artística que retratou Franco da Rocha como um lugar acolhedor e de forte identidade cultural. Ao final, o secretário destacou o programa como uma política pública de valor essencial para a comunidade escolar, que oferece atividades esportivas e culturais aos estudantes da rede pública.
Para motivar os gestores presentes, foi exibido um vídeo com a participação de funcionários da Educação e munícipes que utilizam a rede. Nele, foram compartilhadas sugestões individuais e coletivas sobre idealizações e necessidades para um ensino de qualidade em Franco da Rocha.
Na sequência, Eduardo apresentou os princípios da proposta curricular que devem ser prioritariamente observados na rede, como educação antirracista, educação integral e educação inclusiva. Outro ponto destacado foi o acesso à educação como um princípio fundamental da infância. Segundo o secretário, tanto a estrutura das unidades escolares quanto o ensino devem acolher a população desde a primeira infância.
Outro ponto destacado foi o acesso à educação como um princípio da infância. Segundo o secretário, tanto a estrutura das unidades escolares quanto o ensino devem acolher a população desde a primeira infância.
A programação, estendida até segunda-feira (27), desenvolveu pontos cruciais para a nova gestão da Secretaria, incluindo um plano de formação, acompanhamento e articulação entre os profissionais e a comunidade.