Regulamento da Copa 2022: quais os critérios de desempate? Tem prorrogação? – UOL
Felipe Oliveira
Colaboração para o UOL
10/11/2022 04h00Atualizada em 10/11/2022 08h50
Faltando pouco para a Copa do Mundo do Qatar, algumas dúvidas podem surgir com relação ao regulamento do torneio. Algumas delas são importantes para entender quando um jogador é suspenso, por exemplo, enquanto outras dizem respeito aos cruzamentos das equipes a partir dos jogos mata-mata.
As regras também estabelecem quem se classifica caso os times empatem em todos os critérios na primeira fase e como serão decididas as partidas empatadas no tempo regulamentar a partir das oitavas de final. Esta deve ser a última edição do torneio com 32 seleções, já que o regulamento deve mudar a partir da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, com 48 seleções participantes.
Pensando nisso, o UOL levantou os principais pontos do regulamento da Copa do Mundo 2022 para que você fique por dentro de tudo o que está acontecendo enquanto a bola rola no Qatar. Confira abaixo.
Para este ano, a Fifa adotou uma mudança no regulamento com relação à quantidade de jogadores que cada seleção poderá convocar. Se até a Copa da Rússia, em 2018, cada treinador poderia chamar 23 atletas, agora é possível chamar 26 jogadores.
Antes disso, contudo, as confederações devem enviar uma lista prévia contendo 55 nomes – essa pré-lista deveria ser enviada para a Fifa até o dia 21 de outubro. Desses atletas, o treinador terá de escolher outros 26 convocados, e a lista deverá ser entregue à Fifa até o dia 13 de novembro.
Após o envio das informações, a Fifa deve publicar o nome dos atletas já com os respectivos números que irão usar na camisa. Depois dessa etapa, os treinadores só poderão fazer alguma alteração na lista em caso de lesão grave ou se algum atleta testar positivo para a covid-19 até 24 horas antes da estreia do time no torneio.
A primeira fase da Copa do Mundo divide as 32 seleções participantes em 8 grupos com 4 participantes em cada um. O sorteio foi realizado no dia 1º de abril deste ano. O Brasil caiu no grupo G com Sérvia, Suíça e Camarões e terá dois adversários “repetidos” em relação ao Mundial de 2018.
Nesta fase, as quatro seleções jogam entre si em turno único e as duas melhores colocadas se classificam para a próxima fase. O sistema de pontuação da Copa do Mundo é bastante conhecido por quem acompanha futebol. A vitória dá 3 pontos, o empate distribui 1 ponto para cada equipe enquanto o time derrotado não soma nada.
Se duas ou mais seleções empatarem no número de pontos, os critérios de desempate são:
Se ainda assim as seleções se mantiverem empatadas, a classificação é determinada pelos seguintes critérios:
Se ainda assim as seleções se mantiverem empatadas, um sorteio será realizado pelo Comitê Organizador da Fifa.
A partir da segunda fase, todos os jogos (oitavas, quartas, semifinal e final) são disputados em sistema eliminatório, ou seja, quem perder vai para a casa. Caso o jogo termine empatado após os 90 minutos mais acréscimos do árbitro, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir, o vencedor é definido em disputa de pênaltis.
O cruzamento é definido de acordo com a colocação de cada seleção na primeira fase, ou seja, os primeiros colocados nos grupos enfrentam os segundos colocados. Além disso, as seleções enfrentam adversários advindos dos grupos subsequentes. Isso significa que o primeiro colocado do grupo A, enfrenta o segundo colocado do grupo B, enquanto o primeiro do grupo B enfrenta o segundo do grupo A – e assim por diante.
Isso significa, por exemplo, que o Brasil, presente no grupo G, enfrentará nas oitavas de final um dos integrantes do grupo H (Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul) caso se classifique na primeira fase.
De acordo com o regulamento da Fifa, cartões amarelos ou suspensões decorrentes de cartões amarelos oriundas das eliminatórias que ainda não foram cumpridas serão zerados para a competição. Contudo, caso algum jogador tenha sido expulso na última rodada das eliminatórias, a suspensão será cumprida no primeiro jogo da Copa do Mundo.
Como de costume, o atleta que receber um cartão vermelho na partida estará automaticamente suspenso do jogo seguinte – e outras sanções podem ser impostas em caso de violência excessiva.
Com relação aos cartões amarelos, o atleta que acumular dois cartões acaba suspenso do jogo seguinte. Contudo, os cartões são zerados após as quartas de final, ou seja, caso algum jogador esteja pendurado e a seleção classificar para a semifinal do torneio, não haverá a possibilidade de acumular um segundo cartão amarelo.
Isso é feito para evitar que um cartão amarelo retire do atleta a possibilidade de disputar a final, como ocorreu com Michael Ballack, estrela da seleção alemã em 2002, que acabou ficando fora da final contra o Brasil após receber um cartão amarelo na semifinal contra a Coreia do Sul. Ballack, inclusive, marcou o gol que classificou os alemães para a final.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Por favor, tente novamente mais tarde.
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Tales Torraga
Allan Simon