Morato apresenta projeto “Marcas e registros de vida”
A Secretaria de Educação de Francisco Morato realizou no dia 9 de maio, no auditório do Paço Municipal, a primeira etapa do projeto “Marcas e registros de vida”.
O objetivo do projeto é evidenciar as marcas e registros do desenvolvimento infantil, tendo como foco o protagonismo do aluno e a valorização do professor. Além dessas características, a ação visa ampliar o conhecimento do professor no trabalho com o protagonismo do aluno, já que as culturas infantis constituem o mais importante aspecto na diferenciação da infância.
Inicialmente foi desenvolvido do módulo 1, cujo tema “Resgate de cultura, ontem, hoje e sempre”, procura resgatar a cultura e as características do território, propiciar o desenvolvimento da ludicidade e criticidade se apropriando de outras culturas e despertar a sensibilidade e o respeito à diversidade cultural.
A formação do dia 9 foi para as professoras do maternal 1, que abrange a faixa etária de zero a três anos, e foi oferecida pelas assistentes técnicas pedagógicas Camila Domingues e Cristiane Pimentel.
O projeto “Marcas e registros de vida” prevê um cronograma anual com quatro módulos; hoje foi o primeiro, o 2º módulo será “Plantando sementes literárias”, o 3º, “Sustentarte”, e o 4º módulo será “Pequenos protagonistas”.
Entre diversos outros tópicos, nos próximos encontros estão previstos temas como o trabalho colaborativo entre os professores, a garantia das aprendizagens essenciais para o pleno desenvolvimento do professor, a produção de materiais didáticos que visem o fortalecimento das práticas educativas, desenvolver temas alinhados aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem unificando as práticas na escola, reconhecer sentimentos e emoções visando a diversidade cultural e oferecer acesso às propostas pedagógicas com adaptações e estratégias que atinjam todos os alunos de forma integral respeitando suas especificidades (vulnerabilidade, alunos com deficiência, etnia entre outros).