Início de uma nova história: Prefeitura inaugura a Emeb Professor Adamastor Baptista

A nova unidade marca uma conquista da rede municipal de Educação e resgata a história da comunidade franco-rochense
Recentemente, Franco da Rocha passou por um momento histórico, especialmente para os estudantes da antiga e atual geração dos bairros Vila Ramos e Pouso Alegre. Como um marco para a história da cidade, a Prefeitura realizou, na última quinta-feira (10), a entrega oficial da Emeb Adamastor Batista, unidade escolar que carrega forte significado à comunidade local.
O evento de inauguração contou com a presença da prefeita Lorena Oliveira, do vice-prefeito Diego Hernandez, dos secretários e vereadores municipais e dos alunos e professores da escola. Além disso, a cerimônia recebeu figuras que fizeram parte da antiga Adamastor Baptista, como o ex-professor da unidade José Carlos Brollo, a ex-diretora e professora Ângela Ernesta Gizzi e a ex-coordenadora Eda Lambert.
Para atender aos convidados, as equipes das secretarias de Cultura e Esporte abrilhantaram o espaço com apresentações circenses, dança, rodas de capoeira e judô. Os pequenos da Emeb também fizeram suas emocionantes apresentações de dança e declamação de poesias autorais.
Localizada na avenida Giovani Rinaldi, na Vila Ramos, a escola atenderá as turmas do Ensino Fundamental I e II, que terão acesso à salas de aula bem equipadas, quadra esportiva, espaço de leitura, sala de artes e piscina.
Há quatro anos atuando na administração da Emeb, a diretora Rosângela Nascimento expressou a sensação de dever cumprido com a inauguração do novo prédio. “É uma honra ter feito parte de todo o processo e de estar aqui realizando esse sonho das crianças. Então, em nome de todos os alunos da nossa comunidade e das famílias que estiveram nos encontros do Projeto Político Pedagógico (PPP) e pediram uma nova escola para os pequenos, conseguimos! ”.
Quem foi Adamastor Baptista?
Nascido em 1907, na cidade de Uberaba (Minas Gerais), Adamastor Baptista sempre demonstrou grande apreço pelos estudos. Formou-se como professor normalista em Ribeirão Preto e, logo após, iniciou sua carreira no magistério público. Em 1938, foi transferido para Franco da Rocha, onde assumiu a direção do Grupo Escolar da cidade, onde teve destaque por seu comprometimento com a educação. Em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, recebeu o título de Cidadão Franco-rochense em 1962. Faleceu em 1979, ano em que foi homenageado como patrono da Escola Estadual de Vila Ramos, eternizando sua contribuição na educação de Franco da Rocha.
Entrega de uniformes
Paralela à fase de transição para a nova escola, os alunos passaram por mais um momento importante: a chegada dos uniformes escolares. Até o momento, mais de 13 mil crianças foram atendidas, uma conquista que promove a igualdade, auxilia o foco no aprendizado e o senso de pertencimento.
A Prefeitura segue focada nos investimentos na Educação com prioridade na distribuição dos kits de materiais e uniformes escolares.