Formatura da Guarda Civil Municipal de Francisco Morato

No dia 21 de março, mais uma das reivindicações da população de Francisco Morato apontada nas plenárias participativas dos Planos Plurianuais, realizadas em 2017 e 2021, deu um passo importante em sua implantação.

Às 19 horas, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Prof. Luiz Felipe Correa Leite, do Centro Social Urbano, a cerimônia de formatura da 1° turma da Guarda Civil Municipal de Francisco Morato (GCM).

Mas para chegar até esse momento da implantação da tão sonhada GCM, que ficará marcado na história de Francisco Morato, foi preciso percorrer um caminho cheio de planejamentos e desafios. Essa jornada teve início há pouco mais de um ano, e começou com a abertura de concurso público, e a criação da Secretaria de Segurança Cidadã, já que a segurança pública sempre foi uma pauta prioritária da Prefeitura.

Com um efetivo inicial de 41 guardas, entre homens e mulheres, que trabalharão 24 horas por dia, todos os dias da semana, a GCM de Morato está treinada e pronta para oferecer o melhor atendimento à população, garantindo a segurança e promovendo a cultura de paz em nossa cidade.

Cuidar do patrimônio público, desenvolver ações de proteção, interagir com a sociedade civil, produzindo e executando projetos e atuar em parceria com as forças de segurança são algumas das ações que caracterizam a atuação da GCM de Francisco Morato. Além disso, o corpo efetivo da guarda está especialmente preparado para atender ocorrências ligadas à violação de direitos das mulheres, com um olhar humanizado e consolidado na diretriz da equidade de gêneros e da redução de desigualdades.

Os GCMs de Morato foram capacitados seguindo a matriz curricular nacional para a formação das guardas municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. O curso foi composto de 1.246 horas, com duração de 7 meses, contando com instrutores especializados e capacitados de mais de 18 instituições. A formação foi realizada por meio de acordo de cooperação com o município de Guarulhos, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento para Guardas (EFAG).

O próximo passo contempla atividades práticas complementares supervisionadas, reconhecimento territorial, disposição e funcionamento dos equipamentos públicos municipais.

A cerimônia de formatura da 1ª turma de guardas civis municipais de Francisco Morato contou a presença de inúmeras autoridades municipais e de outras cidades, entre elas a prefeita Renata Sene, o vice-prefeito, Ildo Gusmão, e sua esposa, Ana Gusmão, o vereador

Rodrigo Marrone (presidente da Câmara), os vereadores Anderson da Autoescola, Adriano Fernandes, Agnaldo Vidali, Edson Nepomuceno, Jair Sene, Jailton Santos e Márcia Della Torre, a secretária de Segurança Cidadã, Michele Zanini, o secretário adjunto de Segurança Cidadã, Samuel Mauer, a vice-prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, o comandante da GCM de Morato, Jorge Araújo, o secretário de Segurança de Guarulhos, Márcio Pontes, o coordenador chefe da EFAG, Tadeu Corrêa, o delegado assistente da Seccional de Franco da Rocha, delegado José Luiz, a delegada da Delegacia da Mulher de Morato, Ana Carolina Gonçalves, o tenente coronel Michel e o tenente coronel Nelson de Souza Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com