Filme do cineasta Bertrand Lira, premiado no FestincineJP, entra … – Prefeitura de João Pessoa
03/05/2023 | 12:30 | 405
O filme paraibano ‘O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)’, do cineasta Bertrand Lira, entra em cartaz nesta quarta-feira (3), às 18h30, no Cine Banguê do Espaço Cultural. O longa-metragem, que recebeu o prêmio do júri popular na 1ª Mostra Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), em agosto do ano passado, foi realizado a partir do edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, numa parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e o Governo Federal/Agência Nacional de Cinema e Secretaria do Audiovisual.
Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, essa estreia é muito importante porque mostra o valor da produção audiovisual local. Ele ressalta que essas produções têm ganhado espaço dentro de uma política de valorização do cinema criada pela Prefeitura.
“Criamos a João Pessoa FilmComission, estamos em processo de criação da Agência de Audiovisual de Cinema, construímos parcerias desde 2021 com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Cataguases, em Minas Gerais, Ventana Sur. Temos caminhado no sentido de abrir portas para o cinema local e, evidentemente, que no nível da formação, distribuição e da produção que vamos trabalhar”, comentou.
O cineasta Bertrand Lira disse que isso é muito bom. “É a conclusão de todo o trabalho ver o filme na tela para o público avaliar. Assim, vemos que esse trabalho valeu à pena. O tempo de preparação é longo e colocar na telona é o mais difícil. Vai ser muito bom chegar à sala de cinema e assistir junto com as pessoas”, declarou.
Ele está batalhando, inclusive, para levar a produção para outros cinemas, a exemplo de Maceió e Rio de Janeiro, e em salas de fundações e instituições nas quais fica mais tempo em cartaz. O filme também foi exibido em Manaus, numa associação de cultura.
O longa entrou nos streamings NET Claro, Vivo play e Oi play e desde março está na grade linear do Canal Brasil. Foi premiado como Melhor Documentário no 6º Festival Cinematográfico de Mérida, no México em 2020, e Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo) e Prêmio Especial do júri de Interpretação (Williams Muniz) no 26º Festival de Cinema de Vitória (ES), em 2019. O seu amor de volta (mesmo que ele não queira) também participou de diversos festivais nacionais
O filme – O documentário trata do amor, suas desventuras e seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa que servem de fio condutor dos relatos que organizam a narrativa. Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocadas para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens.
Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português; e duas atrizes, que vivem e trabalham na Capital da Paraíba. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo, que vão prever o futuro deles e aconselhá-los no que diz respeito às suas vidas afetivas.
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/Funjope
Secretarias
Tags
Domingo de lazer e inclusão
Funjope e Associação Paraibana de Autismo promovem piquenique inclusivo no Parque Solon de Lucena
Oportunidade de emprego
Sine-JP disponibiliza 143 vagas de trabalho a partir desta segunda-feira
Proteção garantida
Prefeitura inicia a semana promovendo vacinação em diversos serviços
Litoral encantador
Turistas e moradores aproveitam as belezas naturais das praias de João Pessoa
24 e 25 de outubro
PMJP promove II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Audiovisual
Funjope leva JP Film Commission para Feira Internacional de Negócios do Sebrae
Audiovisual
Segunda sessão do Cine ECA TV acontece neste sábado no bairro da Penha
Audiovisual
Funjope firma parceria com SalCine, de Salvador, para troca de experiências
Audiovisual
João Pessoa Film Comission inicia sua primeira produção, que deve movimentar cerca de 50 profissionais da Capital
Audiovisual
Filme de Bertrand Lira lançado no FestincineJP será exibido pelo Canal Brasil
Central Telefônica
Violação de Direitos
Defesa Civil
Acesse
Acesse
Dúvidas?
Fale com a gente nas redes
Relacionados
Feito com por servidores públicos