Cultura promove segunda edição da Exposição “SOMOS”
A Secretaria de Cultura e Turismo preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra em Campo Limpo Paulista. A segunda edição da Exposição “SOMOS” começa com o vernissage no dia 03, às 17h30, no saguão do Paço Municipal. Entre os dias 04 e 18 de novembro, das 8h às 17h, a exposição estará aberta ao público de forma gratuita, trazendo obras artísticas que ressaltam nossos direitos e deveres como cidadão e abordando o conceito histórico do período da escravidão no Brasil.
O artista Paulo du’Sanctus é o responsável pela curadoria da exposição. O tema deste ano, “olhar atento”, faz referência a Irene Vida Gala, advogada formada pela USP que atua com questões diplomáticas relacionadas ao Brasil e à África. “A ideia é trazer uma compreensão ampla das narrativas que estruturam a cultura brasileira”, afirma o artista.
Segundo a Assessora Superior Mariana Menezes, a marca “SOMOS” se estabeleceu dentro do município. “Neste ano, nosso objetivo é trazer a reflexão sobre a importância de buscar uma equidade nas oportunidades, independente da cor ou da raça”.
A Exposição “SOMOS” deste ano traz uma novidade com os alunos da rede municipal de ensino. Serão apresentados 23 desenhos selecionados nas escolas e 10 cartas de alunos inspiradas pela história da Esperança Garcia, mulher escravizada no século XVII que, em uma carta ao governo, denunciou os maus tratos sofridos por ela e seus filhos. Atualmente, é considerada a primeira advogada do Brasil.
Além disso, durante a exposição, eles farão um passeio pedagógico acompanhado dos professores como uma atividade extracurricular. “Pude perceber que os alunos pesquisaram informações sobre a Consciência Negra no nosso país. Tenho certeza que eles já conseguiram desenvolver esse olhar atento”, destaca o artista Paulo du’Sanctus.
O encerramento do mês da Consciência Negra, no dia 19, das 11h às 20h, acontecerá no Complexo Esportivo Municipal, com uma programação cheia de atrações:
08h às 17h – Encontro Nacional de Capoeira (Ginásio do Nenezão)
11h – Aulão de Dança com Cris Melo
14h – Encontro Nacional de Capoeira (sala Multiuso)
14h – Espetáculo AVOAPÉ – Coletivo Diário
15h – Show Panela Preta
15h30min às 17h – Campeonato de Best Trick (Pista de Skate)
16h – Apresentação de Frevo das alunos da EE Frei Dagoberto Romag
16h10min – Contação de histórias TACATCHICATÁ, A Lenda do Tambor
17h – Show Negrex
17h30min – Show 220 volts
18h – Show Xuxo
19h – Jazz Orquestra e Coral Griô
20h – Show Felipe Flip
Durante todo o dia, haverá uma praça de alimentação com produtores artesanais e uma feira de artesanato.
Origem
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares e se tornou um marco para celebrar e relembrar a luta dos negros no Brasil.