CMEI Laura Pacheco Bastos inaugura nova sala de tecnologia – Prefeitura de Guarapuava
13/09/2023
Pais e alunos estiveram presentes na inauguração do espaço que vai ser dedicado ao desenvolvimento de atividades educacionais e tecnológicas.
Nesta quarta-feira (13), o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professora Laura Pacheco Bastos realizou a inauguração da nova sala de tecnologia na unidade. O espaço é fruto de uma iniciativa do Departamento de Tecnologia Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto com a instituição.
“As tecnologias, e principalmente, ferramentas de inovação, vieram para transformar nossa realidade. É importante destacar que nós não queremos que as crianças fiquem o tempo todo na frente das telas, mas não podemos permitir que elas deixem de fazer esse uso, pois precisam da tecnologia para aprender. Por isso, nós vamos ensinar a todos por meio de jogos e brincadeiras. Esperamos que essas crianças possam aproveitar bastante. Temos investido muito nisso porque entendemos que é algo que vai fazer a diferença na vida delas. Valorizamos muito este momento”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
“Fazemos das tecnologias não apenas meros instrumentos, mas sim objetos de sonhos e possibilidades para todas as classes. Na educação infantil, a tecnologia é trabalhada com base na atividade Desplugados, então o tempo de tela das crianças é o mínimo. A tela é só o fim do objetivo, mas o desenvolvimento tem toda a parte de coordenação motora, experiência de vivência de mundo, e os tablets são mais uma ferramenta para eles terem oportunidades de viajar para lugares distantes, e os óculos de Realidade Virtual trazem muito isso. As crianças adquirem experiências únicas”, ressaltou a diretora do Departamento de Tecnologia Educacional, Jéssica Kiczevi.
Segundo a diretora da unidade, as aulas eram realizadas na Brinquedoteca, o que dificultava o desenvolvimento integral das atividades. Agora, com um novo espaço adequado e propício ao aprendizado, os pais e equipe pedagógica estão entusiasmados com as oportunidades que vão surgir para os alunos.
“Enquanto instituição é uma grande conquista ver nossos alunos neste ambiente acolhedor, preparado para que as crianças aprendam a utilizar as tecnologias de forma consciente em um mundo cada vez mais tecnológico. Enquanto instituição de ensino e como profissionais comprometidos com a qualidade do aprendizado, que possamos utilizar destes recursos como ferramentas pedagógicas no processo de desenvolvimento humano. Gostaria de agradecer à equipe da Secretaria de Educação que nos apoiou e nos incentivou na abertura da sala para que nós pudéssemos trazer essa inovação para os alunos”, destacou a diretora do CMEI Laura, Rucielle do Belém de Jesus.
Além do secretário de educação, Pablo de Almeida, o Departamento de Tecnologia Educacional e o Departamento de Integração Social da SME, estiveram presentes no evento. O CMEI também recebeu a participação dos pais de alunos, que acompanharam a nova conquista e puderam compreender como o espaço vai funcionar.
“Esta sala é muito importante porque são telas educativas. Vai ensinar por meio de joguinhos e realidade virtual, que para uma criança tão novinha vai ser uma novidade tão grande, vai fazer um diferencial para elas. Com o tablet, com os joguinhos, todos vão aprender matemática, não de um jeito forçado, mas uma maneira divertida. Ensinar letras, desenhos, coordenação motora. Eu achei superimportante, não tem nem o que falar. Agradeço imensamente ao professor Pablo, que trouxe para o CMEI toda essa estrutura e paciência dos professores para ensinar os pequenos. Vai ser maravilhoso, realmente”, contou Camila Pedroso, mãe da pequena Ana Vitória, de 3 anos.
A sala será utilizada pelas turmas do Infantil III, que deverão fazer aulas semanais no espaço, utilizando jogos direcionados para fins pedagógicos.
Evento está marcado marca o início de uma série
Em dois eventos distintos, o Procon de Guarapuava
Depois de algum tempo inativa, a Associação Para