Nadadora parnaibana é convocada para os Jogos Mundiais de Esportes Escolares 2023
Após quase uma década de iniciação no esporte pelas águas de Santana de Parnaíba, a nadadora Milena Barros, 15 anos de idade, está prestes a estrear nos Jogos Mundiais de Esportes Escolares – Gymnasiade – 2023. A convocação da parnaibana para a competição internacional é um reconhecimento ao esforço e dedicação da atleta, que concilia os treinos diários no Sesi de Osasco aos estudos no Colégio Tom Jobim, com o objetivo de competir nos Jogos Olímpicos de 2028.
“Em alguns momentos dá muito trabalho, mas eu faço esse esforço, procuro ser uma boa aluna, me dedico, e com a ajuda dos meus pais, família, amigos e até da própria escola, eu acabo conseguindo conciliar”, revela a atleta.
Acostumada com as águas desde bebê, as primeiras braçadas foram aos dois anos de idade, Milena aprendeu natação na piscina do Isaura aos seis anos e aos oito já direcionou os treinos para a competição. “A prefeitura dá as condições para a população fazer a iniciação no esporte. O que é muito positivo tanto para a cultura quanto para a segurança e a educação”, reforça a atleta.
Entre as dezenas de medalhas conquistadas em competições, Milena destaca o bronze dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e o ouro do Campeonato Brasileiro. Nos Jogos Mundiais de Esportes Escolares 2023, maior competição escolar do mundo voltada para estudantes de 14 a 17 anos, a atleta vai mostrar a sua performance representando Santana de Parnaíba, o seu clube Sesi, e o Brasil.
A Gymnasiade a ser disputada no Rio de Janeiro, entre os dias 19 a 27 de agosto, é realizada pela ISF (Federação Internacional de Esporte Escolar) em parceria com a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa da edição 2023 é reunir mais de 4 mil atletas para a disputa de 22 modalidades (natação, atletismo, judô, badminton e xadrez, entre outras).