Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugura colégio com estrutura de primeiro mundo no Colinas da Anhanguera
Os moradores do Colinas da Anhanguera têm mais um motivo para celebrar. É que a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou na terça-feira (26/11) o Colégio Municipal Profª Carla Aparecida Gemmi Ribeiro, em cerimônia realizada na frente da escola, na Rua Ernesto de Fiori, s/n, onde funcionava o Colégio Sete Anões. O evento contou com a presença de centenas de munícipes, autoridades locais, educadores, secretários municipais, além de familiares da professora homenageada com o nome do colégio.
O equipamento público recém-inaugurado possui 6,3 mil metros quadrados de área construída, com 20 salas de aula, sendo duas multifuncionais, auditório para 260 pessoas, ala administrativa, quadra poliesportiva, playground coberto e estacionamento com 29 vagas para carros e nove para motos. Além disso, a escola está integrada ao complexo esportivo do Colinas e vai oferecer a modalidade de tempo integral para até 450 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental II.
Ao nomear a escola, a prefeitura decidiu homenagear a professora Carla Gemmi por sua contribuição para a educação municipal, área em que trabalhou por mais de 20 anos. Carla foi supervisora de ensino, coordenadora pedagógica, diretora e vice-diretora de escola. Ela faleceu em 28 de fevereiro deste ano, aos 47 anos.
Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes alguns familiares da homenageada, entre os quais o viúvo Ezequiel Argenton Ribeiro; os filhos Vinícius Grulke Gemmi Ribeiro e Heloísa Grulke Gemmi Ribeiro; o pai dela, Elmo Gemmi; e o irmão, Marco Antônio Grulke Gemmi. Em diversos momentos, a comoção tomou conta dos parentes da professora – emoção que se estendeu às autoridades e ao público presente.
“Este é um momento muito especial, é uma homenagem muito grande para ela [professora Carla] e para os professores. Minha mãe trabalhou por mais de 20 anos pela prefeitura, e os alunos têm uma boa lembrança dela”, disse Vinícius. Sua irmã, Heloísa, também destacou a importância do evento. “É muito emocionante, é muito gratificante por tudo o que ela fez pela educação, por Santana de Parnaíba”.
30 escolas em uma década
Com a entrega do Colégio Profª Carla Gemmi, a gestão municipal inaugurou 30 escolas nos últimos 10 anos, o que dá uma média de três unidades por ano. Esse dado é ainda mais impressionante se levarmos em conta a crise política e econômica de 2015 a 2016 e a pandemia de covid-19 entre 2020 e 2022, eventos que paralisaram obras e causaram dificuldades econômicas para muitos municípios.
E a quantidade de escolas a serem entregues à população vai aumentar nos próximos meses. Isso porque a gestão está construindo o novo colégio do bairro Chácara Solar II, na região da Fazendinha, com uma estrutura de 3,6 mil metros quadrados, distribuídos em nove salas de aula, duas salas multifuncionais, dois berçários, 32 vagas de estacionamento, playground e quadra coberta.
Também estão em construção dois colégios infantis: um no bairro Cidade São Pedro e outro no Suru. O primeiro vai ocupar uma área de 2,8 mil metros quadrados e contará com 12 salas de aula, duas salas multifuncionais, playground interno e externo, lactário (destinado ao preparo de fórmulas infantis), entre outros espaços. Já a unidade do Suru está sendo construída em uma área total de 9,5 mil metros quadrados, com oito salas de aula, dois berçários, duas salas multifuncionais, um parque com playground, quadra de vôlei de areia e academia ao ar livre.
Resultados
Com os investimentos realizados, Santana de Parnaíba se consolida como referência em educação, com ensino 100% municipalizado, processo pedagógico humanizado e equipamentos de última geração. Não por acaso, a cidade tem conquistado diversos reconhecimentos na área, como o Prêmio Band Cidades Excelentes (2022) de melhor educação do Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, e o Prêmio Ação Destaque, que reconhece anualmente projetos pedagógicos de educadores de todo o Brasil. Na edição de 2024 desse prêmio, a educação pública de Santana de Parnaíba celebrou o primeiro lugar na categoria gestores, com o projeto “Escola de Paz”, de Josimeire Nascimento de Oliveira, além dos segundos lugares com os projetos “Pelos Caminhos da África”, de Amanda Batista de Moura, “Pequenos Autores”, de Márcia Leão Navarro, e “A aplicação da Matemática no Exercício da Cidadania”, de Adriane Ranieri Valente.
Os investimentos também impactaram na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Em 2013, considerando apenas os dados da rede pública, o Ideb – Anos iniciais era 5,2 e chegou a 6,4 em 2023; no mesmo período, o Ideb – Anos finais saltou de 4,1 para 5,5. Esses dados colocam o município com notas acima das médias estadual e nacional. Importante ressaltar que a pandemia de covid-19, com a interrupção das aulas, impactou diretamente na dinâmica do índice e no desempenho dos alunos.
Iniciativa histórica
Além dos prédios modernos e melhoria nos indicadores, a Prefeitura de Santana de Parnaíba sai na frente quando o assunto é planejamento e processos pedagógicos participativos. Nesse sentido, o ano de 2024 pode ser considerado um marco na educação parnaibana: em maio foram apresentados o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar, em evento na Secretaria Municipal de Educação (SME).
Pela primeira vez na sua história, Santana de Parnaíba passou a ter um currículo e plano da 1ª infância próprios. Segundo o professor doutor em Educação, César Nunes, o município está muito à frente das maiorias das cidades brasileiras no cumprimento e atualização de suas leis na área. “Apenas 10% dos municípios brasileiros possuem um plano pela 1ª infância, e 30% possui um currículo próprio. E, além disso, Santana de Parnaíba tem um regimento escolar atualizado. Isso coloca a cidade como a única da Região Metropolitana de São Paulo a ter os três documentos fundamentais da Educação”, afirmou o pesquisador durante o evento de apresentação das normas.