Grupo Solvi e MDC inauguram usina Biometano em Caieiras

O Grupo Solví, líder no setor ambiental em tecnologias para o manejo de resíduos da sociedade, e a MDC, pioneira e referência na produção de biometano no país, vão inauguraram, no dia 6 de novembro a usina Biometano Caieiras. Esse é mais um passo das empresas para aliar o progresso e a sustentabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais limpo para a atual e próximas gerações.

O empreendimento é um marco no caminho da sustentabilidade e do desenvolvimento responsável em nossa cidade, que certamente irá transformar a maneira como lidamos com os resíduos sólidos, e promover uma verdadeira revolução no que diz respeito à energia limpa, à preservação ambiental e à qualidade de vida de todos os cidadãos.

A planta tem capacidade instalada para produção de aproximadamente 70 mil m³/dia do biocombustível, que é um combustível limpo e renovável, obtido pela purificação do biogás, que é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Após sua purificação, o biometano se torna completamente intercambiável com o gás natural de origem fóssil, podendo ser utilizado por indústrias e frotas veiculares.

O biometano desempenha um papel fundamental na transição energética por ser uma alternativa sustentável ao gás natural fóssil. Ao reaproveitar resíduos que, de outra forma, liberariam metano diretamente na atmosfera, ele ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Assim, ao ser utilizado como fonte de energia, o biometano contribui para a redução de resíduos e para uma matriz energética mais limpa, beneficiando o meio ambiente e promovendo o uso de fontes de energia mais sustentáveis.

Ou seja, com ele temos Economia verde e renovável, Redução de emissões de gases de efeito estufa; Substituição completa do gás natural fóssil; Diversificação da matriz energética industrial;Eficiência energética e operacional.

A solenidade contou com a presença do Prefeito da cidade, Lagoinha e o presidente da Câmara, Fabricio Calandrine, além da Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Natália Resende; o Presidente da CETESB, Thomaz Miazaki de Toledo; a Diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES, Luciana Aparecida da Costa, além de representantes da Biometano, do MME, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com