Porsche Cup: Saiba quem é quem em na etapa de Interlagos – UOL
Os principais nomes da Porsche Cup recebem nesta semana convidados das principais categorias do Brasil e do mundo para a abertura do Porsche Endurance Series. A jornada inaugural do campeonato de longa duração dos carros de competição mais produzidos no planeta acontece neste sábado a partir das 10h30 com prova de 300 km em Interlagos.
Coqueluche do motorsport brasileiro desde a pioneira corrida de longa duração em 2015, o Endurance Series se consolidou pela competitividade e intercâmbio entre os talentos regulares da Porsche XP Private Cup e seus convidados – no melhor estilo Pro-Am dos grandes eventos de endurance do mundo.
Democrático, o campeonato permite tanto tripulações com duplas categorizadas como platina e ouro, quanto duplas definidas como bronze ou cobre.
O status de cada competidor é definido por uma intricada combinação de elementos, que considera há quanto tempo o competidor está ou não em atividade, a categoria onde compete regularmente, a categoria onde competiu pela última vez, sua idade e seu retrospecto em eventos da Porsche, entre outros.
Cada categoria de piloto faz jus a um determinado peso de B.O.P. (Balance of Perfomance), para apurar o lastro de cada carro. A definição do grid é determinada pela média das melhores voltas de cada piloto nos qualis, de modo que prevalecem os conjuntos mais velozes independentemente de o piloto ser o mais rápido na sua sessão.
Para acirrar mais ainda a disputa em todos os pelotões das corridas, o regulamento de 2021 introduz um “Pit Time Handicap”. Conforme a graduação dos integrantes de cada carro, o tempo mínimo das paradas de box pode variar entre 6 minutos, 5:55, 5:50 ou 5:45.
No melhor estilo de provas tradicionais como as 24 Horas de Le Mans, a Porsche Endurance Series manda para a pista carros de motorização diferentes andando juntos. A negociação das ultrapassagens de retardatários e a definição da estratégia de paradas de box são ingredientes que apimentam a disputa, sempre capazes de definir o desfecho das provas.
Outro traço característico dos principais eventos de longa duração do planeta está presente no evento: diversas categorias simultaneamente batalhando na pista. São nada menos que duas divisões distintas, cada uma com três subcategorias. A Carrera Cup é destinada aos carros Porsche 911 GT3 Cup da geração 991-2, equipados com motor 4.0 litros e freios ABS. A GT3 Cup usa os carros da versão anterior, 991-1, com motor 3.8 e sem ABS. Cada uma delas se subdivide nas categorias geral, em que todos competem, Sport e Trophy. O enquadramento das tripulações nas classes Sport e Trophy é estabelecido pelo B.O.P. combinado de cada tripulação. Todos pontuam no geral e todos os Trophy pontuam também na Sport.
Na abertura da Endurance Series em Interlagos e na segunda etapa, marcada para Goiânia, as provas têm 300 km ou 2h45 de duração e são disputadas apenas por duplas. A corrida final, em Interlagos, tem 500 km e poderá ser disputada por duplas ou trios.
O Motorsport.com e a Motorsport.tv transmitem ao vivo todas as emoções do treino de classificação, na sexta-feira e da corrida, no sábado. Veja os horários aqui.
Carrera Cup:
#0 Daniel Schneider e Cacá Bueno*
#1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo
#3 Francisco Lara e Guilherme Salas*
#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani
#8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone
#9 Franco Giaffone e Cesar Ramos**
#11 Pedro Boesel e Rubens Barrichello
#16 Renan Pizii e Danilo Dirani*
#20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta
#29 Rodrigo Mello e Pietro Fittipaldi*
#73 Enzo Elias e Jeff Giassi**
#77 Francisco Horta e William Freire**
#80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande*
#85 Eduardo Menossi e Diego Nunes**
#88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro**
#90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio*
#121 João Barbosa e João Gonçalves**
#199 Nelson Marcondes e Renan Guerra**
*Sport
**Trophy
GT3 Cup:
#10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas**
#12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez**
#15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*
#17 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio*
#19 Lucas Salles e Rafael Suzuki
#22 Caio Castro e Tony Kanaan*
#23 Marco Pisani e Vinicius Valle**
#32 Paulo Sousa e Galid Osman*
#45 Paulo Totaro e Marcio Mauro**
#87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister
#99 Edu Guedes e Bruno Campos**
#117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe*
#145 Carlos Renaux e Vitor Baptista
#440 Carol Aranha e Raphael Abbate**
#555 Ayman Darwich e Nicolas Costa*
#817 SangHo Kim e Vitor Genz**
#880 Gustavo Farah e Pedro Nunes**
#888 Lineu Pires e Beto Gresse*
*Sport
**Trophy
Porsche: Frangulis reedita dupla de 2020 com di Mauro para Endurance Series
Porsche Cup: Ricardo Zonta forma dupla com Pedro Aguiar nas provas da Endurance Series
F1 – Marko escancara recado a Pérez: “Precisa de mudança de clima e equipe”
F1 – Marko escancara recado a Pérez: “Precisa de mudança de clima e equipe” F1 – Marko escancara recado a Pérez: “Precisa de mudança de clima e equipe”
F1 – Após amigo de Schumacher contestar título de 1994, Hill brinca: “Alguém tem o telefone de Massa?”
F1 – Após amigo de Schumacher contestar título de 1994, Hill brinca: “Alguém tem o telefone de Massa?” F1 – Após amigo de Schumacher contestar título de 1994, Hill brinca: “Alguém tem o telefone de Massa?”
Velocitta recebe a primeira sessão de testes coletivos para novatos do TCR South America, visando 2024
Velocitta recebe a primeira sessão de testes coletivos para novatos do TCR South America, visando 2024 Velocitta recebe a primeira sessão de testes coletivos para novatos do TCR South America, visando 2024
McLaren confirma intenção de disputar o WEC com a United Autosports
McLaren confirma intenção de disputar o WEC com a United Autosports McLaren confirma intenção de disputar o WEC com a United Autosports
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
Visit motorsport.com as usual with advertising and tracking. You can revoke your consent at any time via the data protection page.1
More information about advertising and tracking in our Data protection notice, the List of our partners and in Data protection information center.
Use motorsport.com without any advertising banners, personalized tracking and commercials for a small fee.
Already a subscriber? Log in here