Morato promove 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
As conferências de direitos da pessoa com deficiência são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas envolvidas, como a assistência social, a educação, a saúde, o transporte, e a acessibilidade, entre outras.
Com base nessas premissas, a Prefeitura de Francisco Morato realizou no dia 26 sua 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema central foi o “Cenário atual e futuro a implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.
O evento foi feito no auditório do Paço Municipal Ricardo Suffredini da Costa de forma totalmente inclusiva, sendo transmitido por áudio conferência, por meio de fones de ouvido, e por interprete de libras, além de uma apresentação de alunos da APAE.
A proposta da 2ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, principalmente as próprias pessoas com deficiência, para debater os diversos desafios e decidir as prioridades para a implantação das políticas públicas relativas às pessoas que se enquadram nessa condição.
Ainda durante a conferência foi apresentada uma palestra com o tema “Desconstruindo o capacitismo: promoção a equidade e a inclusão”.
Além dos e das palestrantes, uma das mesas de trabalho foi formada pela prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, secretário de estado da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wagner Santana, a representante do Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPDC), Letícia Françoso, a presidente do CMDPCD de Morato, Camila Domingues.
Também participaram os vereadores Rodrigo Marrone (presidente da Câmara) e Agnaldo Vidali.